Paises Industrializados
Nos países industrializados o numero de acidentes de trabalho relacionado com a perda auditiva que é a perda induzida por ruído (PAIR) e de alta prevalência, sendo uns dos vários problemas de saúde do trabalhador. Sua característica principal é a diminuição da acuidade, devido os altos níveis de pressão sonora, sendo uma lesão irreversível e de muito transtorno para o trabalhador. Além da exposição direta ao ruído existem alguns fatores que potencializam a perda da audição, dentre eles temos a idade, traumatismo craniano, doenças sistêmicas e históricos familiares.
Para poder ser diagnosticado a lesão de PAIR, tem que ser comprovado que no seu ambiente de trabalho à exposição ao ruído, e também verificar a intensidade e característica desse agente.
MÉTODOS
Foi realizado um estudo de delineamento transversal em novembro de 2001 à março de 2002 numa empresa metalúrgica privada prestadora de serviços técnicos de manutenção mecânica de equipamentos de refrigeração de médio e grande porte, situada na cidade do Rio de Janeiro.
Este estudo analisou os prestadores de serviços para as empresas contratantes contemplada pelo Programa de Contemplação Auditiva (PCA). O estudo contou com 182 trabalhadores, cada um respondeu um questionário, a partir deste questionário foi elaborado uma bando de dados com todas as informações contidas com relação ao PAIR. Após este questionário os trabalhadores foram levados para realização dos exames audiométricos, onde foi vista as duas variáveis: a variável dependente (desfecho) e a variável independente (exposição).
A empresa também uso o recurso de função de verossimilhança e o teste de Hosmer-Lemeshow para avaliação.
RESULTADOS
A idade e o tempo exposição ao ruído ocupacional que foram avaliados não foi significativo indicando que os seus efeitos são independentes. Após controle para potenciais fatores de confusão, o modelo final identificou como significativamente associadas ao casos sugestivos de PAIR, as variáveis