Paisagens da história fichamento capitulo 7
Capitulo 7 – Paisagens da História (Página 128 a 147)
Resumo
Os historiadores devem estabelecer um status igual para as representações e para a realidade. Negando as representações estamos privando todas as informações cheguem a nós. Quando a realidade é negada quer dizer que a separação da representatividade de qualquer objeto, possuindo conclusões definitivas a partir da ideia que não existe nada lá. Citações
“[...] As chamadas ciências “exatas” não lidam com entidades auto-reflexivas nem trocam informações e produzem feedback, entidades que eu chamo de pessoas.” (p.128)
“Os teóricos da escolha racional falham particularmente em não considerar a possibilidade de que as ações de um único indivíduo podem, em certas circunstancias, mudar os padrões de racionalidade e, por conseguinte, o comportamento apropriado para milhões de outros indivíduos.” (p. 130)
“[...] Os historiadores rejeitam não só a teoria da escolha racional, mas também geralmente consideram as ciências sociais irrelevantes e, algumas vezes, a própria noção de ciência.” (p. 130)
“[...] Processos passados que geraram estruturas sobreviventes – documentos, imagens, memorias – que nos permitem reconstruir o que aconteceu nas nossas mentes e, posteriormente, nos nossos processadores de texto.” (p. 132)
“[...] Da mesma forma que os praticantes da geometria fractal, os biólogos procuram por padrões que se mantêm, à medida que a perspectiva da analise muda de níveis micro para níveis macro, e vice-versa.” (p. 134)
“[...] A produção e preservação de um determinado arquivo podem ser evento tão significativo quanto o afundamento de determinado dinossauro em um lodaçal especifico, em um lugar que, contudo, esclareça muito