Fichamento
Disciplina: História Jurídica e Cultural
Professor Luiz Patury
Direito Noturno – 2º Semestre
Aluna: Camilla Caputo
Fichamento: BRAUDEL, Fernand. A Dinâmica do Capitalismo.
(P.2) “Não deixou esse livro de me criar muitos problemas, em virtude [...] das controvérsias que seu tema suscita – [...] enfim, das intermináveis dificuldades que provoca uma historiografia em constante evolução.”
(P.3) “De um lado, os camponeses em suas aldeias que vivem de um modo quase autônomo, quase em autarquia; do outro, uma economia de mercado e um capitalismo em expansão.”
(P.5) “Fiquei nos critérios concretos. Parti do cotidiano, daquilo que, na vida, se encarrega de nós sem que o saibamos sequer: o hábito – melhor, a rotina- [...] que se passam, na verdade, fora de nossa plena consciência.”
(P.6) “Vida material [...] trata-se de uma parte apenas da vida ativa dos homens.”
(P.7) “Essa vida material, tal como a compreendo, e o que a humanidade, [...] incorporou profundamente à sua própria vida, [...] para que tais experiências ou intoxicações de outrora se converteram em necessidades do cotidiano, em banalidades.”
Capitulo 1
(P.9) “O Número de Homens. É a potência biológica por excelência que impele o homem, como todos os seres vivos, a reproduzir-se; o tropismo da primavera, dizia Georges Lefebvre.”
(P.11) “Uma realidade biológica malsã domina implacavelmente a história dos homens. [...] Quantos são eles? De que sofrem? Poderão conjurar seus males?”
(P.12) “O que comem? O que bebem? Como se vestem? Como se alojam? Perguntas incongruentes, que exigem quase uma viagem de descoberta.”
(P.16) “O habitual invade o conjunto da vida dos homens, difunde-se nela como a sombra da tarde enche uma paisagem.”
(P.17) “Por essas múltiplas bocas principia o que chamamos de economia de troca, situada entre o domínio, e o consumo, um domínio igualmente enorme.”