Pais e professores
Note-se que, muitas vezes, a causa da abstenção dos pais na vida escolar dos filhos reflete no comportamento do aluno o que pode gerar um grande conflito na relação aluno e escola ou aluno e professor.
Sempre que possível ,a presença dos pais deveria ser cobrada pela escola e cumprida pelos responsáveis, assim ,ambos teriam conhecimento do comportamento e andamento escolar do mesmo. O envolvimento das famílias melhora o sentimento de ligação à escola.
Este envolvimento Escola-Família contribuirá significativamente para uma educação de sucesso. A escola precisa aproveitar todas as oportunidades de contato com os pais para passar a eles informações sobre os seus objetivos, recursos, problemas e sobre as questões pedagógicas que se apresentarem. Somente deste modo eles irão sentir-se comprometidos com a melhoria da qualidade escolar.
A família e a escola formam uma equipe. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir.
Ressalta-se que mesmo tendo objetivos em comum, cada uma deve fazer sua parte para que atinja o caminho do sucesso, que visa conduzir crianças e jovens a um futuro melhor.
O ideal é que família e escola tracem as mesmas metas de forma simultânea, propiciando ao aluno uma segurança na aprendizagem de forma que venha criar