Pais e filhos disciplina bíblica
De acordo com Almeida (1993), citado em Jô 15:4,5:
Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. (ALMEIDA, 1993, p. 118)
Toda família deveria experimentar a doce presença de Jesus, recebendo assim seu forte consolo nos momentos de dificuldade, pois a vida sem Jesus perde o sentido, pois tudo fica vazio, Deus através de seu filho Jesus quer dar sentido para a vida. O segredo de ser uma pessoa realizada esta em viver uma vida relacionada com o Senhor Jesus.
Portanto, sem Ele nada se constrói de concreto, Ele é a luz da estrada, dono de um amor que nunca se acaba. O cristão precisa ser verdadeiramente entregue aos braços do Pai para que todas as vezes que fizer algo para Jesus, Ele se manifeste àqueles que ouvem e acolhem com alegria e humildade as Suas Palavras de vida. É uma responsabilidade muito grande servir a Deus, pois assim todo cristão passa a ser exemplo, o exemplo de servir ao Pai Celestial.
VALORIZAÇÃO DOS MEMBROS DA FAMÍLIA
De acordo com Boyer (1994), a criança não é um adulto em miniatura, como dizem algumas pessoas. Ela é um ser humano em desenvolvimento, com personalidade própria em formação, possuindo idéias, interesses, aspirações, próprios de sua idade.
Se alguém não sabe dar valor a uma criança, reflete insensibilidade quanto ao significado da vida infantil, e pode projetar seus próprios traumas, adquiridos nos primeiros dias de vida.
Dessa forma, os pais devem procurar estudar e observar a vida de seus pequenos filhos, para, não só ensiná-los no "caminho em que devem andar" , como diz a Bíblia, mas, também, aprender com eles lições que só na escola do aprendizado da vida é possível assimilar.
Boyer (1994), relata que os pais crentes em Jesus precisam ser