Pais em crescimento
O Brasil é o presente! Já se foi a época que falavam que éramos o país do futuro - Roni de Oliveira Franco
Não é nenhuma novidade que há alguns anos o PIB brasileiro vem crescendo, mas será que todos sabem qual é o impacto, de fato, para o País? Todos os setores econômicos são favorecidos, como aumento de produção – tanto para uso doméstico, quanto para exportação –, aumento dos empregos com carteira assinada, da arrecadação de impostos e dos investimentos.
O Brasil é o presente! Já se foi a época que falavam que éramos o país do futuro. No exterior, temos a imagem de uma nação cada vez mais importante no sistema mundial, tanto do ponto de vista de apresentar um crescimento superior ao dos desenvolvidos, quanto pelas oportunidades de investimento estrangeiro e também pela incorporação das classes de menor renda ao mercado de trabalho e de consumo. Ou seja, tudo positivo.
Só que também não podemos pensar que, por conta disso, o nosso país esteja uma maravilha. Negativo. Temos de caminhar, e muito, para alcançarmos os patamares dos desenvolvidos. E podem ter certeza de que é com relação a tudo: educação, saúde, infraestrutura, serviços e reforma tributária, segurança pública, corrupção... Com o aumento da renda, alguns setores estão com grande déficit, como educação e saúde, já que houve um crescimento na demanda.
E este é o momento de investirmos mesmo no País. Estamos para receber dois megaeventos esportivos mundiais – a Copa do Mundo (2014) e a Olimpíada (2016). Engana-se quem acredita que apenas as cidades-sedes terão um forte impacto. É óbvio que não! Temos de pensar também a longo prazo. Se recebermos os turistas com qualidade e excelência, é claro que eles irão voltar. Por conta disso, os investimentos em sistemas viários (rodovias, aeroportos e transporte público), hotéis, restaurantes e afins serão de extrema importância em todos os locais.
Outro fator positivo para o Brasil foi o aumento da renda da população,