pailo
Professor: Paulo Renato
Período: 8º
“O processo produtivo empresarial, em época de crise, precisa ser muito mais perfeccionista”.
Abílio Diniz (2015)
Mantem uma análise critica sobre o momento atual do brasil. Essa analise deve conter, obrigatoriamente, a citação do CEO do grupo pão de açúcar. Ainda, analise tem que contemplar o viés de administradores que são.
Não é de hoje que o mercado acompanha a busca pela liderança em vários segmentos da economia. Grandes e respeitadas empresas disputam, com braço forte, competência e ousadia, pontos preciosos de market share. Muitas tentam manter o topo do ranking e outras, sonham se assentar no trono da concorrente.
Podemos citar aqui vários destes embates, como por exemplo, o caso da TAM e da Gol, e da Sadia e da Perdigão. Porém, queremos aqui destacar um caso a parte: o (ainda brasileiro) Grupo Pão de Açúcar e o francês Carrefour.
Não são somente os consumidores que vão às compras em suas lojas, os executivos destas empresas nunca compraram tantos concorrentes. Mas, o Carrefour ainda leva uma pequena vantagem sobre seu hiper-rival, o Pão de Açúcar, com o americano Wal-Mart não medindo esforços para ficar em segundo lugar no Brasil.
E este fato não vem tirando o sono da equipe de executivos do CEO do Grupo Pão de Açúcar, Cássio Casseb, que já declarou ao mercado: ”não queremos ser os maiores, mas sim, os melhores”!
O governo nunca teve interesse em preparar o povo, o resultado é esse um povo “ignorante”, composto na grande maioria por semianalfabetos e analfabetos, quem quer trabalhar e estudar pra ser alguém na vida sofre, mas quem escolhe ser vagabundo vive bem, é por isso que esse país sempre foi e se continuar assim sempre será um país de terceiro mundo. As pessoas de nossa geração, não são economistas e são movidas pelo dinheiro, que terão que aprender a poupar e economizar, o que é algo muito bom. Além disso, os investidores irão tornar-se mais cautelosos em seus investimentos,