Paidéia: o pensamento filosófico e a descoberta do cosmos resumo
Paidéia: o pensamento filosófico e a descoberta do cosmos
Os gregos tinha uma visão diferente do mundo e isso os tornava diferentes, em que o pensamento dos gregos era uma evolução do homem no seu marco histórico. Paidéia significa a educação plena do homem. Essa educação esta em constante mudança.
O ensino na Grécia era dividido naquela época, onde as mulheres aprendiam os afazeres domésticos e os trabalhos manuais com a mãe, e os meninos eram preparados para ser um bom cidadão. Fiz uma pesquisa na internet e encontrei um resumo onde nesse resumo diz que, “este ideal educativo não ficava restrito à escola; a cidade continuava educando nas reuniões políticas, administrativas e jurídicas, nos jogos, nas artes, na arquitetura e nas representações dramáticas. Em nenhum lugar da Grécia o teatro era só para privilegiados, era a escola de todos os cidadãos.”. Isso deveria acontecer sempre, mas o ensino é diferenciado, porque em escola publica é uma coisa, em escola privada é outra.
A educação na Grécia tinha como finalidade desenvolver um cidadão fiel, e a preparação para cidadania. Paidéia busca o conhecimento do homem na forma individual e para que ele poça interferir nas organizações políticas e sociais e na formação dos estados, onde tem como objetivo colocar o homem a par de todo o conhecimento que é necessário para sua harmonia e com a comunidade que o redeia.
O cosmo como diz no texto, se constituiu ate os nossos dias uma das categorias essenciais de toda a concepção do mundo, em que mostra a importância da primitiva filosofia natural para formação do homem grego. Ao colocar o termo Paidéia, estar deixando bem claro a ideia de pensamento do homem grego, mas as suas influências para todo mundo latino e ocidental, se faz o uso de expressões modernas como civilização, cultura, tradição, literatura ou educação, para ser mais bem compreendida. Assim, valores como a educação e a cultura se concretizam através da literatura, retratando a expressão de toda