Pai rico pai pobre
Houve um tempo em que eu não treinava pernas mesmo ... nem que me batessem (e olha que tem uma galera ai que quer isso mesmo, os maiores machões que a internet já teve ... sempre morando longe ... ops ! surtei, vamos voltar ao assunto do texto). Odiava ter que estar embaixo de uma barra de agachamento ou ter que tirar as anilhas do leg press. No dia de muita inspiração, fazia a extensora a muito custo, talvez a flexora também, só por desencargo de consciência mesmo. E o resultado eram pernas fracas, finas, frágeis, sem volume algum.
Mas de uns meses pra cá, resolvi levar a sério esse negócio de treinar membros inferiores. Todo mundo diz que é difícil, que dói, que machuca, que não adianta treinar que não vai crescer. Será ? Vamos ver se é isso mesmo ! Mas antes, quero que você entenda alguns pontos ...
Primeiro ponto : não adianta treinar leve ! Isso mesmo ! O que constrói músculos são cargas pesadas, pelo menos no que diz respeito às pernas. Você tem que transpirar, fazer força, ter vertigens e até ânsias. Treininho leve não combina com pernas poderosas.
Segundo ponto : amplitude máxima ! Diga não ao meio agachamento, ao meio leg press, ao meio hack. Realizar o movimento pela metade não vai te trazer vantagem nenhuma. Nem os franguinhos (acho que é a primeira vez que escrevo “franguinhos” em um texto) da academia vão te achar o máximo por isso : até eles sabem que você está fazendo errado e comentam pelos corredores da academia. Ou seja, não adianta encher o leg press de peso e fazer um movimento incompleto. Besteira !
Terceiro ponto : e só percebi a diferença aqui quando comecei, efetivamente, a fazê-lo : contraia os músculos no final do movimento. Vai fazer uma diferença monstruosa !!! É pra contrair mesmo ! Depois que agachar e chegar na posição inicial do movimento,