pai rico pai pobre
Neste livro o autor exemplifica a forma de pensar do rico e do pobre através da história de sua infância, onde ele tinha dois pais. Enquanto seu pai pobre era uma pessoa muito instruída e inteligente, seu pai rico nunca concluiu o segundo grau. Enquanto o pai pobre dizia “O amor ao dinheiro é a raiz de todo mal” e “O dinheiro não é importante”, o pai rico dizia “A falta de dinheiro é a raiz de todo mal” e “Dinheiro é poder”. Enquanto o seu pai pobre incentivava seu filho a estudar arduamente, a se formar e a conseguir um emprego seguro, seu pai rico lhe incentivava a estudar para entender o funcionamento do dinheiro, para fazê-lo trabalhar por ele. Dessa forma o autor faz um paralelo entre o pensamento rico e o pensamento pobre.
O próprio livro não faz muitas referências sobre o autor (Robert T. Kiyosaki). Procurando pela internet, pode-se ver que ele é empresário, investidor, e autor de livros.
De leitura muito fácil, o livro possui cerca de 190 páginas, distribuídas por 7 capítulos. No capítulo 1, o autor apresentar o tema que será a base do livro. A presença de seus dois pais, e como cada um influenciou em suas decisões. Dos capítulos 2 a 7, o autor ensina as 6 lições que o seu pai rico lhe ensinou: “Os ricos não trabalham pelo dinheiro”, “Para que alfabetização financeira?”, “Cuide de seus negócios”, “A história dos impostos e o poder da sociedade anônima”, “Os ricos inventam dinheiro” e “Trabalhe para aprender – não trabalhe pelo dinheiro”.