pagina 39
TURMA: 2001
ALUNA: CARLA CAROLINA COSTA n: 18
ALUNA: DANIELE CRISTINA n: 22
11-Que perguntas fizeram os primeiros filósofos gregos?
Os primeiros filósofos faziam perguntas a respeito da vida. Alguns exemplos: "Por que tudo muda? [...] Por que os seres nascem e morrem? [...] O dia, que começa frio e gelado, pouco a pouco, se torna quente e cheio de calor. [...] De onde vêm os seres? Por que nada permanece idêntico a si mesmo? Para onde vão, quando desaparecem? Por que se transformam? Por que se diferenciam uns dos outros? etc...
13-O que é o mito? Por que merecia confiança e era inquestionável?
O mito é a mais antiga forma de conhecimento, de consciência existencial e ao mesmo tempo, de representação religiosa sobre a origem do mundo, sobre os fenômenos naturais e a vida humana. O mito foi criado pela imaginação do homem para responder a perguntas que inquietavam a humanidade em tempos muito remotos. Todos depositavam sua confiança nele e era inquestionável porque não havia outra forma de explicação sobre a origem das coisas e dos fenômenos que aconteciam na natureza.
14-Quais as primeiras diferenças entre filosofia e mito?
O Mito procura explicar a realidade, as origens do mundo ,os fenômenos naturais , as origens do homem por meio de heróis ,deuses, e semi-deuses, é uma narrativa de caráter simbólico, relacionada a uma dada cultura. Também o rito é associado ao mito, o rito nada mais é que o modo de se pôr em ação o mito na vida do homem através sacrifícios, orações, danças ,cerimônias. Já a Filosofia, palavra com origem grega que significa amor à sabedoria, é o estudo de problemas relacionados à existência, à linguagem, à mente, aos valores morais e estéticos e ao conhecimento enfatizando argumentos racionais e objetivos, tendo como característica a busca do verdadeiro conhecimento, diferenciando-se assim do mito, entre seus métodos estão a argumentação lógica, as experiências do pensamento e outros métodos.