PAGANINE
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO MARANHÃO
ACADEMIA DE BOMBEIRO MILITAR “JOSUÉ MONTELLO”
CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS
RONES COSTA DE AQUINO
TRABALHO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
São Luís - MA
2014
De repente você se vê na frente de um empregador ou mesmo preste a fazer uma prova de vestibular ou concurso público e, então, você percebe que não está suficientemente preparado para suplantar mais aquele desafio. Este é um cenário que vivenciam uma centena de milhões de pessoas no Brasil. Falta de leitura de bons livros, ausência de uma boa escrita, enfim, o conhecimento se torna nesse momento o maior algoz de um indivíduo que quer conseguir uma boa estruturação financeira em nosso país que está inserido em um contexto altamente capitalista.
Esse “negócio” de dizer que não é importante estudar, não vislumbra mais em nossos dias atuais. Um mundo altamente tecnológico que se alimenta de conhecimento genuíno e produzido ao decorrer dos vários séculos, desemboca em um mar de criações e oportunidades parar quem o "bebe". Hoje quem quer conseguir conquistar uma vaga acadêmica, precisa ler muito, estudar bastante. O mesmo se aplica aos concursos públicos, que atualmente são excessivamente concorridos por causa dos bons ganhos financeiros. E como diz a expressão: quanto mais concorrido o concurso público ou vestibular, mais o candidato precisa lê e estudar.
No meio acadêmico, o homem também precisa produzir, porque existe a necessidade de desenvolver o conhecimento, pois o bom profissional evolui, também dentro da universidade. São artigos científicos, textos sobre variados temas, dissertações e uma série de outras produções da escrita. Esse conhecimento que é criado e desenvolvido dentro da academia é de uma grande importância para a sociedade. Estimula o crescimento social e econômico e de certa forma vai influenciar o modo de vida das pessoas.
Quando se sai da universidade, o individuo