Padrões de Telefonia
A palavra Modem vem da junção das palavras modulador e demodulador. É um dispositivo eletrônico que modula um sinal digital numa onda analógica, pronta a ser transmitida pela linha telefónica, e que demodula o sinal analógico e reconverte-o para o formato digital original. Utilizado para conexão à Internet, BBS, ou a outro computador.
O PROCESSO DE CONVERSÃO
O processo de conversão de sinais binários para analógicos é chamado de modulação que é a conversão do sinal digital - analógico. Quando o sinal é recebido, um outro modem reverte o processo (chamado demodulação). Ambos os modems devem trabalhar de acordo com os mesmos padrões, que especificam, entre outras coisas, a velocidade de transmissão (bps, baud), nível e algoritmo de compressão de dados, protocolo, etc.
PRIMEIROS MODEMS
Os primeiros modems analógicos eram externos. Ligados através das interfaces paralelas, onde a velocidade de transmissão era de 300 bps (bits por segundo) e operavam em dois sinais diferentes, um tom alto que representava bit 1, enquanto o tom baixo representava o bit 0.
TIPOS DE MODEMS
Podem ser de dois tipos:
Síncronos: Utilizados por redes de teleprocessamento / mainframes. Exigem linhas dedicadas (Lps)
Assíncronos: Comuns entre os microcomputadores. São usados em linhas discadas (linhas telefônicas comuns).
Para que dois modems efetivamente se comuniquem, eles devem transferir informações (transmitir e receber) na mesma velocidade. Essa velocidade de transmissão é medida em termos de "bits por segundo" (bps).
Hoje um modem pode ser considerado lento, se transfere informações a uma taxa máxima de 2.400 bps; se a taxa for 14.400 bps possui uma velocidade média e a partir daí já transfere as informações em alta velocidade.
ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line)
Asymmetric Digital Subscriber Line (ADSL) é um formato de DSL, uma tecnologia de comunicação de dados que permite uma transmissão de dados mais rápida