Padrões de projeto (analise de sistemas)
Tem como objetivo Isolar camada de persistência. Sendo assim você não mistura o código do programa com o código de acesso ao banco de dados, facilitando a manutenção e o reuso de código. O Padrão DAO faz com que a camada de negócios acessa os dados persistidos sem ter conhecimento se os dados estão em um banco de dados relacional ou um arquivo XML. O padrão DAO esconde os detalhes da execução da origem dos dados (SUN, 2007).
Padrão Factory:
O padrão Factory fornece uma interface para a criação de famílias de objetos correlatos ou dependentes sem a necessidade de especificar a classe concreta destes objetos.
Por exemplo , quando estamos trabalhando com uma interface e temos mais de uma implementação para esta interface, podemos utilizar uma fábrica para criar um objeto que implementa a interface; a fábrica pode selecionar a implementação que ela retorna.
A utilização do padrão Factory é útil quando você precisa criar objetos dinamicamente sem conhecer a classe de implementação, somente sua interface: o padrão factory estabelece uma forma de desenvolver objetos que são responsáveis pela criação de outros objetos.
1-) A interface IAloMundo que define o método falaAlo() Public Interface IAloMundo
Sub falaAlo()End Interface | 2-) A classe EnglishAloMundo que implementa a interface IAloMundo Public Class EnglishAloMundo Implements IAloMundo
Public Sub falaAlo() System.Console.WriteLine(" Hello World") End Sub
End Class | 3-) A classe SpanishAloMundo que implementa a interface IAloMundo Public Class SpanishAloMundo
Implements IAloMundo
Public Sub falaAlo() System.Console.WriteLine("Hola Mundo") End Sub
End Class | 2-) A classe GermanAloMundo que implementa a interface IAloMundo Public Class GermanAloMundo
Implements IAloMundo
Public Sub falaAlo() System.Console.WriteLine("Hallo Welt") End Sub
End Class |
A classse AloFactory implementa o padrão Factory e conforme o idioma retorna um