Padrão de qualidade
A
Rede Globo foi fundada em 26 de abril de 1965 no Rio de Janeiro pelo jornalista Roberto Marinho. É assistida por 150 milhões de pessoas diariamente, sejam elas no Brasil ou no Exterior por meio da TV Globo Internacional, a emissora é a segunda maior rede de TV comercial do mundo, atrás apenas da americana American Broadcasting Company (ABC) e um dos maiores produtores de telenovelas no planeta, sendo parte do grupo empresarial Organizações Globo. A emissora atinge 98,44% do território brasileiro, cobrindo 5.482 municípios e cerca de 99,50% da população.
Em 1957 foi aprovada a concessão de TV para a rádio Globo, no mesmo ano foi concedido pelo conselho de telecomunicações o canal 4 do Rio de Janeiro para a TV Globo. Sendo assim a TV Globo foi oficialmente criada no dia 26 de abril de 1965.
Em 1966, a TV Globo chegou ao estado de São Paulo com a aquisição do canal 5 que, desde 1952, funcionava como a TV Paulista, de propriedade das Organizações Victor Costa. Em 5 de fevereiro de 1968, foi inaugurada a terceira emissora, em Belo Horizonte, e as retransmissoras de Juiz de Fora e de Conselheiro Lafaiete, além de um link de micro-ondas que ligava o Rio de Janeiro a São Paulo.
O acordo com a Time-Life:
Em 1962, um acordo assinado entre Time-Life e as Organizações Globo, holding de Roberto Marinho, proporcionou a Marinho o acesso a um capital em torno de 6 milhões de dólares, o que lhe garantiu recursos para comprar equipamentos e infraestrutura para a Globo. Em troca, Time-Life teria participação em 30 % de todos os lucros auferidos pelo funcionamento da TV Globo. Como comparação, a maior TV brasileira na época, a TV Tupi, tinha sido construída com um capital em torno de US$ 300.000.
“O acordo com a Time-Life proporcionou o acesso ao um capital em torno de 6 milhões de dólares.”
“O acordo com a Time-Life proporcionou o acesso ao um capital em torno de 6 milhões de dólares.”
Segundo o então governador da Guanabara, os acordos firmados pela Globo