ESTUDO DE CASO - Implantação de Padrão de Trabalho em um Indústria de Pintura Automotiva
EPGI UERJ
ESTUDO DE CASO: IMPLANTAÇÃO DO PADRÃO DE
TRABALHO NO PROCESSO PRODUTIVO DE UMA INDÚSTRIA
DE PINTURA AUTOMOTIVA
Natália de Oliveira do Amaral
Paula Amaral Faria
1
2
Resumo
Este trabalho tem como objetivo relatar a implantação de um padrão de trabalho no processo produtivo de uma indústria de pintura automotiva. Ressaltando as principais dificuldades encontradas e também os resultados alcançados após a implantação. O objetivo do estudo é mostrar o ponto de partida da implantação, a ferramenta usada e a meta a ser alcançada. O estudo baseia-se em dados coletados da linha de produção antes e depois da implantação do padrão. Os resultados alcançados mostram ganhos de qualidade e redução na variabilidade do processo. Palavras chave: Padrão de trabalho. Indústria automotiva. Processos produtivos.
1. Introdução
Muitas empresas têm investido em consultoria, treinamento para seus funcionários, novas filosofias, com o intuito de ganhar espaço no meio tão competitivo em que estão inseridas atualmente. Os clientes estão cada vez mais exigentes quando a questão é qualidade, e para muitas dessas organizações o conceito de qualidade ainda não está bem definido. De acordo com Shewhart (1931) apud Campos (1990,
p. 13):
A Dificuldade em definir qualidade é a de traduzir as necessidades futuras dos usuários em características mensuráveis, de forma que o produto possa ser projetado e transformado para oferecer satisfação a um preço que o cliente possa pagar. Isto não é fácil, é assim que se sente razoavelmente bem-sucedido nesta tarefa, descobre-se que as necessidades do cliente mudaram, outros concorrentes entraram no mercado, surgiram novos materiais, alguns melhores que os antigos, outros piores, alguns mais baratos, outros mais apreciados.
1
UERJ. Faculdade de Engenharia. Departamento de Engenharia Industrial. Aluna do Curso de pós-graduação em
ENGENHARIA