Padronização de soluções
ENGENHARIA ELÉTRICA
FULANO
CICLANO
RELATÓRIO DE QUÍMICA EXPERIMENTAL I
PRÁTICA Nº 10
PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES
VILA VELHA
2012
FULANO
CICLANO
RELATÓRIO DE QUÍMICA EXPERIMENTAL I
PRÁTICA Nº 12
PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES
Trabalho apresentado para avaliação parcial da disciplina de Química Experimental I do curso de Engenharia Elétrica do turno noturno da Universidade Vila Velha.
Profesora: Marta Gonçalves Dos Santos
VILA VELHA
2012
A química lida fundamentalmente com misturas, que então podem ser heterogêneas ou homogêneas. As misturas homogêneas são chamadas soluções. O processo de extração, ou seja, a separação, com solventes é geralmente empregado quando se quer isolar uma substância que se encontra dissolvida em outra substância líquida. Às vezes, a substância a isolar está misturada com um sólido insolúvel nos solventes orgânicos. O processo também é empregado quando se quer afastar de uma substância as impurezas nela contidas.
Existem duas técnicas de extração a continua e a descontinua. Se a substância for mais solúvel no solvente orgânico do que na água, recorre-se ao método descontínuo. Caso contrário, utiliza-se o método contínuo, deve se levar em consideração as escolha correta do solvente levando em consideração a facilidade de dissolução da substância.
[pic]
O método descontínuo: Nesse método não é conveniente separar as substâncias da mistura com muito solvente de uma só vez. O melhor é repetir a operação várias vezes com pequenas porções do solvente, sempre puro, pois isso garante resultados finais muito mais rendosos. É também frequente recorrer à característica que muitas substâncias orgânicas possuem de diminuir a própria solubilidade em água quando existem na solução sais inorgânicos. É o