Padronização de soluções(titulação)
Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia
Disciplina: Química Experimental
Experimento Vb.:
Padronização de Soluções (Titulação)
Universidade Federal do Maranhão -
Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia
Experimento Vb.:
Padronização de Soluções (Titulação)
Relatório submetido à disciplina de Química Experimental como título de obtenção da nota do experimento padronização de soluções (titulação).
1. Introdução:
O processo de padronização de soluções é realizado para verificar o quanto o valor da concentração da solução preparada é próximo do valor real.Esse processo é feito através da titulação que é uma técnica comum de laboratório,usada para determinar a concentração de um reagente conhecido.Quando a substância de concentração é desconhecida é um ácido usamos uma base de concentração conhecida para determinar a concentração do ácido.A titulação é bastante usada em química analítica quantitativa.
O processo de titulação é feito utilizando uma bureta,um suporte universal e um erlenmeyer.Através da titulação,podemos determinar a concentração de uma solução com a adição lenta de outra solução.Onde essas duas podem reagir rapidamente até atingir o ponto final,determinado com o auxílio de um indicador.
As titulações podem ser classificadas por titulação de ácido base,titulação de precipitação,titulação de oxidação e titulações de complexação.
Para calcularmos a titulação,usamos a seguinte fórmula:
T=m1 = m1. 100
M m1+m2
2. Objetivo:
Padronizar uma solução de NAOH 0,1 mol/L.
3. Parte Experimental:
3.1: Materiais e Reagentes:
Solução de NaOH 0,1 mol/L
Biftalato de potássio
Solução alcoólica de Fenolftaleína 1%
Bureta (50 mL)
Balão volumétrico (100 ml)
Pipeta Volumétrica
Erlenmeyer (250 ml)
Suporte com garra
3.2: