Padronização de hidróxido de sódio
Padronização de Hidróxido de Sódio.
Padronize o hidróxido de sódio (NaOH) com biftalato de potássio [KH(C8H4O4)], achando o fator de correção para tornar esta base uma solução padrão.
MATERIAIS E REAGENTES:
MATERIAIS:
- Espátula para pesagem;
- Béquer de 50ml, 100ml, e 250ml;
- 2 Bastões de vidro;
- Funil de vidro;
- 1 Balão volumétrico de 100ml;
- 1 Frasco plástico de 100ml p/ armazenar a solução de NaOH 0,1mol/L;
- 1 etiqueta para rotular o frasco;
- Bureta de 50,00ml;
- 3 Erlenmeyers de 125,0ml;
- Vidro de relógio;
- Água destilada;
- Indicador fenolftaleína, 0,1%;
REAGENTES:
- Água destilada
-Biftalato de potássio sólido e previamente seco por 1h em estufa
- Hidróxido de sódio em pastilhas
- Indicador fenolftaleína 0,1%.
PROCEDIMENTOS:
Preparo da solução de hidróxido de sódio 0,1mol/L:
Inicialmente, pese 0,42g de NaOH (hidróxido de sódio) em pastilhas com auxilio da espátula num béquer pequeno, e dissolva essa massa em água destilada fervida, completando o volume para 100ml. Em seguida, homogenize a solução e transfira para um frasco plástico limpo e seco. Feche e rotule o frasco.
Titulações da prova do branco:
Em um erlenmeyer adicione 50ml da água destilada, com mais 3 gotas de fenolftaleína. Em seguida, faça a titulação no erlenmeyer com a solução de NaOH 0,1 mol/L da bureta, agitando-o continuamente com movimentos circulares. Obtendo uma coloração.
Titulação do NaOH:
Pese, com precisão 0,3458g de biftalato de potássio seco, e transfira quantitativamente para um erlenmeyer de 125,0ml. Adicione 50ml de água destilada para dissolver, e em seguida, 3 gotas de solução do indicador fenolftaleína 0,1%. Coloque uma folha de papel branco e o erlenmeyer sobre a mesma, facilitando a visualização do ponto de viragem. E então, novamente faça a titulação adicionando gradualmente a solução de NaOH da bureta á solução de biftalato contida no erlenmeyer, e em seguida,