padronização de uma solução de hidroxido de sodio
Padronização de uma solução de hidróxido de sódio.
INTRODUÇÃO:
No relatório 2 vimos como preparar 250ml de uma solução de NaOH (hidróxido de sódio) 0,1 molar, e no final da aula guardamos a solução num frasco plástico com tampa de rosca para ser utilizado nesta aula.
O hidróxido de sódio não é um padrão primário e por isso não é 100% puro , ele já vem contaminado por ser muito higroscópico ( absorve muita umidade ). Então enquanto o hidróxido de sódio estava sendo pesado ele ele estava absorvendo água e gás carbônico e por isso a solução preparada não foi de 0,1 molar.
OBJETIVO:
Determinar a concentração exata de uma solução de hidróxido de sódio .
MATERIAL E METODOS:
Colocar a solução de hidróxido de sódio na bureta com a ajuda de um funil ate o limite da bureta que era de 50 ml e colocar o erlenmeyer em baixo da bureta com uma substancia chamada biftalato de potássio que é um sal de carater acido e é padrão primário por ser considerado 99,99% puro e não ser higroscópico. Pesamos o erlenmeyer numa balança analitica anotamos o peso do mesmo e depois acrescentamos mais ou menos 0,5 gramas de biftalato de potássio e depois dissolvemos ele em um pouco de água com a ajuda do bastão de vidro ate que se dissolvesse por completo ( o que foi pesado na balança analítica foi o peso do biftalato de potássio puro e não com o volume de água colocado) e acrescentamos de 2 a 3 gotas de fenolftaleína que é um indicador de PH, depois deixamos pingar o hidróxido de sódio ( gota a gota) controlando ate que a base (hidróxido de sódio) neutralizasse o acido (biftalato de potássio). A fenolftaleina no meio acido fica incolor mas no meio básico fica rosa claro e por isso saberíamos quando o acido ficasse neutralizado.
O material usado foi:
Bureta
Becker
Erlenmeyer
Piseta
Água deionizada
Funil
Balança analítica
Bastão de vidro
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
No nosso experimento o erlenmeyer pesou 71,6364 gramas e depois acrescentamos mais ou menos 0,5