PADRONIZACAO DO HCl
OBJETIVO
Exercitar a técnica de titulação; Realizar cálculos estequiométricos; Padronizar soluções de HCl 0,1 mol/L
MATERIAIS E REAGENTES
Materiais
Reagentes
Bastão de vidro
Solução de HCl 0,1mol/L
Béquer
Solução de NaOH 0,1mol/L
Bureta
Solução indicadora de fenolftaléina
Pipeta volumétrica de 10 mL
Pisseta com água destilada
Proveta de 250 mL
Erlenmeyer de 250 mL
PROCEDIMENTO
Foi realizada a aferição da bureta com a solução de NaOH 0,1mol/L preparada na aula de preparação de soluções. Depois foi transferido o volume de 10 mL da solução de HCl 0,1mol/L preparada na aula de preparação de soluções com a técnica da pipetagem, com o auxílio da pipeta volumétrica de 10mL, como faltaram algumas, outras equipes realizaram a técnica com a pipeta graduada para um erlenmeyer de 250 mL.
Foi adicionado de 2 a 3 gotas da solução indicadora de fenolftaleína na solução de HCl a fim de homogeneizar, utilizou-se o bastão de vidro a fim de facilitar essa homogeneização. Depois foi titulado a amostra com a solução de NaOH até o aparecimento da coloração rósea contida na solução no erlenmeyer que perdurasse pelo menos por 30 s. A titulação foi realizada em duplicata. Depois foi realizado os cálculos da concentração real da solução ácida utilizando o valor médio e calculado o fator de correção da solução. O fator de correção calculado, foi encontrado um valor a baixo da média. Por isso foi feito um ajuste desse fator acrescentado mais reagente de acordo com os cálculos feitos para ajustar o fator de correção baixo.
O procedimento foi feito para a solução de HCl feita pela equipe do Ismael, sendo que teve outra solução feita pela equipe da Bruna.
RESULTADO
Logo após feita a titulação e obtido a coloração rosa, foi obtido um volume de 7,5 mL para as equipes que fizeram para a solução de HCl feita pela equipe do Ismael.
HCl + NaOH →NaCl + H2O
Cálculo da concentração do ácido
Ma x Va = Mb x Vb
Ma = concentração do ácido em mol/L ? ? ?
Va = volume do ácido