Pacto global
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
RIO BRANCO / 2011
ISAIAS DE OLIVEIRA PEDRO
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL:
“O PACTO GLOBAL”
Atividade Avaliativa 2 da disciplina “Ética e Responsabilidade Social”, do Módulo 1.1 do Curso Superior de Tecnologia em Marketing, do Centro Universitário UniSEB COC, sob a orientação do Prof. Me. Luís Fernando Crespo.
RIO BRANCO / 2011
“O PACTO GLOBAL”
Quando se fala em Pacto Global, trata-se de um acordo formal, de um ato jurídico, suscetível de produzir uma norma e um vinculo obrigacional.
Na era da globalização e da concorrência, algumas empresas têm se destacado na busca desenfreada do lucro, assim como ocorre com os bancos e empresas de telecomunicação, outras ainda têm levado à sério o Pacto Global como compromisso para “a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, através de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras.”
Qual o objetivo do Pacto Global para com as empresas? Vale ressaltar que não se trata de um código de conduta para as empresas, mas de uma iniciativa proposta pelo ex- Secretário Geral da ONU, Kofi Annan para convidar as empresas a adotar políticas de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade.
Trata-se de uma iniciativa que anuncia uma nova era de cidadania empresarial e de sustentabilidade. É um compromisso com os direitos humanos, com o trabalho, com o meio ambiente e luta contra a corrupção, valorizando os negócios e a paz, tendo em vista o desenvolvimento.
Como é global, a iniciativa conta com a participação não apenas das empresas, mas também das agências das Nações Unidas, os sindicatos e os representantes de vários setores da economia, preocupados com os interesses das partes envolvidas de todas as classes sociais.
O Pacto Global espera das empresas a adoção, o apoio e a implementação, dentro de sua esfera de influência, um conjunto de valores fundamentais nas áreas dos direitos humanos, normas trabalhistas e luta contra a