Principios contabeis fecea
São as regras em que se encontram todas as estruturas teóricas para a escrituração e análise contábil. 2. Quais são? a. Principio da entidade: reconhece o patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, ou seja, a necessidade da diferenciação de um patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos.
b. Principio da continuidade: impedir o lançar de qualquer ato de registro sem o existir de registro anterior e a obrigar as referências originárias, derivadas e sucessivas. c. Principio da oportunidade: refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.
O Princípio do Registro pelo Valor Origina: determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional.
d. O Princípio da Competência: determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.
e. Princípio da Prudência: reconhece o menor valor para o ativo e o maior valor para o passivo quando surgem dúvidas sobre a correção dos valores a serem registrados.
3. O que são convenções contábeis?
São restrições aos princípios contábeis. * Convenção da objetividade: realização das demonstrações contábeis de forma que elas sejam confiáveis e mais claras possíveis, para que não haja nenhuma dúvida. * Convenção da materialidade: lançamento dos registros contábeis apenas no momento que ocorre os fatos, para que assim possa evitar o desperdício de tempo e dinheiro. * Convenção do conservadorismo: visa que toda vez que o profissional se deparar com valores diferentes do ativo, devera