pacto ensino médio
ANÁLISE DOS CADERNOS 1 AO 6
Caderno 1
Ensino Médio e Formação Humana Integral
A História do ensino médio nos leva a questionar os seus objetivos desde sua origem, no Império, e passou por muitas transformações em suas estruturas.
Durante um longo processo vem procurando uma identidade que não contemple apenas o interesse de classes ou grupos, é necessário que se torne um momento de preparação integral, atendendo os interesses das comunidades onde se inserem as Escolas.
Os indicadores sociais, contestados negativamente pois as avaliações externas sempre foram o reflexo distorcido das internas. Índices de reprovação elevados eram proporcionais ao método e às exigências do sistema.
Um novo Ensino Médio precisa ser melhor estudado, debatido, moldado e vinculado aos interesses sociais da maioria. Um projeto não pode funcionar sem que todos entendam e aprovem suas finalidades. Ainda temos muitas questões sem respostas e as políticas públicas, apenas, não conseguirão resolver questões sócio-culturais.
Caderno 2
O Jovem como Sujeito do Ensino Médio
Existem tempos na vida e que, talvez, não consigamos entender, muitas vezes, o pensamento dos indivíduos ou seus interesses naquele determinado momento. Todo jovem está em uma Escola, portanto, esta faz parte da sua História e de seus momentos.
No entanto, a Escola não está conseguindo entender esta juventude e seus interesses, e assim, não houve seus anseios,mas pelo contrário, impõe ao jovem um rótulo, sem conhecê-lo.
A Escola de Ensino Médio precisa construir uma nova identidade que motive seus alunos utilizando a tecnologia como ferramenta positiva podendo, assim, construir um Projeto que contemple uma preparação do seu aluno para a Vida em Sociedade e as relações de produção.
O jovem precisa ter mais oportunidades de participação, sendo o sujeito, e não recebendo tudo pronto, produzindo um conhecimento mais prático com seu cotidiano.
Caderno 3
O Currículo do Ensino