Packer
CURSO: ENGENHARIA MECÂNICA
DISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO MECÂNICA I
PROFESSOR: AYRTON DE SÁ BRANDIM
O ALUMÍNIO E SUAS LIGAS
Rafael Monteiro Veras
Teresina-PI, 15 de abril de 2009
1) Importância do alumínio na indústria e na economia brasileira
O alumínio é um dos metais mais abundantes na crosta terrestre, porém somente começou a ser produzido comercialmente por volta de 150 anos atrás, ou seja, é um metal relativamente novo na indústria. Apesar de ser conhecido há muito tempo atrás (os persas, há cerca de 6000 a.C., já fabricavam utensílios de argila que continham óxidos de alumínio – Al2O3), ele somente teve o primeiro lingote fabricado em 1855 para uma exposição em Paris, que, na ocasião, foi apresentado como o lingote de um metal mais leve que ferro.
Contudo, o alumínio somente foi difundido no uso industrial quando o estadunidense Charles Martin Hall e o francês Paul Louis Toussaint Heróult, apesar de elaborarem separadamente, desenvolveram e patentearam quase que concomitantemente um processo de obtenção do alumínio. Esse processo consistia na obtenção do alumínio através da redução eletrolítica da alumina banhada em criolita líquida (que é um fluoreto de sódio e alumínio – Na3AlF6).
Como se pode observar pelo seu alto consumo, o alumínio tem uma importância significativa nesse setor, além disso. Tal fato explica-se por causa das propriedades físicas e químicas que ele possui, tais como: baixa densidade, alta resistência à corrosão e alta condutividade térmica e elétrica.
Fora isso, outro fator que contribui para uma maior utilização é o fato de ele ser altamente reciclável (pode ser reciclado inúmeras vezes e não perde suas propriedades, como aconteceria com outros materiais), o que lhe garante uma alta sustentabilidade em termos sociais, econômicos e ambientais. Assim, ele possui várias aplicações na indústria, que variam desde a produção de