briquedoteca
PEDAGOGIA
AILDE LEITE VIEIRA OLIVEIRA ALEXANDRO SILVA GISELE FERREIRA DOS SANTOS ROSYMEIRE GOMES AMARAL SILVA
produção textual interdisciplinar em grupo
BRINQUEDOTECA
Montes Claros
2013
produção textual interdisciplinar Em grupo
BRINQUEDOTECA
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil: Reflexão e pesquisa; Fundamentos da Gestão Educacional; Alfabetização e Letramento; Ludicidade e Educação.
Prof: Edilaine Vagula;Laura Célia Cabral Cava;Raquel Franco:Rosely Montagnini.
Montes Claros
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Em outras épocas a criança era vista como "adulto em miniatura" e o brinquedo poderia ser nocivo à moral, e à formação de um adulto íntegro, não havia o reconhecimento da imaginação, da criatividade e das curiosidades como elementos da infância, hoje o brincar é resgatado na escola como um instrumento facilitador do professor no processo de ensino-aprendizagem. Desde os primeiros meses de vida, a criança brinca com o próprio corpo, com os adultos, com o ambiente e expressa seus sentimentos. Em 1959, a importância do brincar foi reconhecida mundialmente, conforme descrito no Princípio 7º da Declaração Universal dos Direitos da Criança (1959 s/p.) cujo texto diz:
“A criança deve ter plena oportunidade para brincar e para se dedicar a atividades recreativas, que devem ser orientadas para os mesmos objetivos da educação; a sociedade e as autoridades públicas deverão esforçar-se por promover o gozo destes direitos”. A