Pablo Picasso
O presente trabalho refere-se a vida e obra de um dos mais importantes pintores e artista do Cubismo.
O objetivo deste trabalho é destacar o seu talento que foi desenvolvido a seus primeiros passos acadêmicos com 15 anos, influenciado e apoiado pelo pai professor de artes e restaurador.
As principais características de suas obras são as passagens por vários movimentos artísticos como o cubismo, o surrealismo, o expressionismo, o futurismo e muitos outros “ismos”.
Juntamente com suas expressões relacionamos a importância da arte na formação estética, as experiências e os significados para a transformação do olhar. Desta forma, o indivíduo apreende os sentidos de sua ação e esta experiência toca seus sentimentos. A experiência estética pode ocorrer em qualquer momento ou lugar, mas a arte é uma das maiores formas de provocação destas experiências, mostrando-se como meio de educar esta forma de apreensão humana.
2 DESENVOLVIMENTO
Nascido em Málaga, cidade de Andaluzia, na costa sul da Espanha em 25 de outubro de 1881, Pablo Ruiz Picasso, porém na pia batismal ele recebeu catorze nomes, mas optou posteriormente apenas pelos dois últimos – pintor espanhol naturalizado francês – tornou-se um dos mestres das Artes Plásticas do século XX, pois era ainda escultor, artista gráfico e ceramista. Seu talento foi de certa forma herdado de seu pai, professor de desenho e eventualmente pintor, curador do museu e restaurador e não tardou a ser reconhecido logo no início, quando o artista tinha apenas quinze anos e, surpreendentemente, seu próprio ateliê.
Picasso se parecia fisionomicamente com sua mãe Maria Picasso, ele tinha duas irmãs mais novas, Lola e Concepción, ou Conchita, como a chamavam carinhosamente.
Picasso foi para Paris em outubro de 1900, com seu amigo Carlos Casagemas, que veio a se suicidar por um caso amoroso infeliz. Foram morar em Montmartre, ele permaneceu em Paris apenas o tempo suficiente para encontrar um negociante