Pablo nerunda

1733 palavras 7 páginas
DESENVOLVIMENTO

Pablo Neruda

Pablo Neruda, autor mais adorado do Chile, nasceu em Parral, em 12 de julho de1904, como Ricardo Eliécer Neftalí Reyes Basoalto. Era filho de José del Carmen Reyes Morales, um operário ferroviário, e de Rosa Basoalto Opazo, professora primária, morta quando Neruda tinha apenas um mês de vida. Ainda adolescente adotou o pseudônimo de Neruda em homenagem escritor checo Jan Neruda, mas também para esconder suas criações de seu pai, que não considerava a literatura uma forma digna de ganhar a vida. Pablo Neruda tornou-se seu nome legal após ação de modificação do nome civil.

Em 1906 seu pai se transferiu para Temuco, onde Neruda estudou no Liceu de Homens e , em 1917, publicou seus primeiros poemas no periódico da cidade La Mañana, aos 13 anos. Sob o título "Entusiasmo e Perseverança", o artigo despertou o interesse dos leitores do periódico, gerando a oportunidade do poeta começar a publicar seus poemas na revista literária Selva Austral, os quais compõem "Crepusculário", primeiro livro de Pablo Neruda, publicado em 1923 quando o poeta tinha apenas 19 anos.

Radicado em Santiago desde 1921, estudou pedagodia em francês na Universidade do Chile, obtendo o primeiro prêmio da festa da primavera com o poema "A Canção de Festa", publicado posteriormente na revista Juventude. Marxista convicto, nesta época Neruda deu seus primeiros passos na política, onde manteve uma vida política estudantil bastante agitada e conheceu alguns líderes que seriam seus companheiros mais tarde.

Em 1924, é entregue aos leitores o livro Vinte poemas de amor e Uma canção desesperada. Por falar em amor, uma jovem inaugura em Pablo o amor. Ela é Albertina Azócar, musa de seus livros inaugurais, universitária inteligente e tímida que não aceita os ardentes convites do vate chileno. Ela é a junção de Marisol e Marisombra,

Relacionados