TRABED

329 palavras 2 páginas
Obesidade ou pimelose é uma doença crônica multifatorial, na qual a reserva natural de gordura aumenta até o ponto em que passa a estar associada a certos problemas de saúde ou ao aumento da taxa demortalidade. É resultado do balanço energético positivo, ou seja, a ingestão alimentar é superior ao gasto energético.
Apesar de se tratar de uma condição clínica individual, é vista, cada vez mais,como um sério e crescente problema de saúde pública: o excesso de peso predispõe o organismo a uma série de doenças, em particular doença cardiovascular, diabetes mellitus tipo 2, apneia do sono eosteoartrite.
Segundo o IBGE, em pesquisa feita em 2008 e 2009, no Brasil a obesidade atinge 12,4% dos homens e 16,9% das mulheres com mais de 20 anos, 4,0% dos homens e 5,9% das mulheres entre 10 e 19anos e 16,6% dos meninos e 11,8% das meninas entre 5 a 9 anos. A obesidade aumentou entre 1989 e 1997 de 11% para 15% e se manteve razoavelmente estável desde então sendo maior no sudeste do país emenor no nordeste.
Existe várias formas de verificar se você está obseso que são ;
IMC: Indice de massa corporal, é um método simples e amplamente difundido de se medir a gordura corporal. A medidafoi desenvolvida na Bélgica pelo estatístico e antropometrista, Adolphe Quételet.[3] É calculado dividindo o peso do indivíduo em quilos pelo quadrado de sua altura em metros.
Representação daFormula: IMC = kg/m²
Onde é o peso do indivíduo em quilogramas e é sua altura em metros.
Em analíses clínicas, médicos levam em consideração raça, etnicidade, massa muscular, idade, sexo e outrosfatores que podem influenciar a interpretação do índice. O IMC superestima a gordura corporal em indivíduos muito musculosos e pode subestimá-la naqueles que tiveram perda de massa corporal (ex. idosos).Para crianças e adolescentes, também se utiliza o IMC, observando-se os percentuais para idade e sexo, como critério de adiposidade. Há uma grande variedade de critérios para definir sobrepeso e...

Relacionados