P38 A VIVENCIA DO ESTAGIO NA LICENCIATURA EM EDUCACaO DO CAMPO
CAMPO:
ESPAÇO
DE
DIÁLOGOS
E
REFLEXÕES
COM
A
JUVENTUDE
Leila L. Paiter (leilapaiter@hotmail.com)
Néli Suzana Britto (neli.s.b@ufsc.br)
Thais Gabriella Reinert (thagrs@gmail.com)
Resumo
Socializamos aqui as experiências vivenciadas durante o estágio de Ensino Médio
(EM) na Escola de Educação Básica Horácio Nunes, no município de Irineópolis. As atividades desenvolvidas tornaram-se espaço de reflexão sobre as práticas formativas que vêm sendo realizadas no âmbito da Licenciatura em Educação do Campo
(EDUCAMPO)/formação na Área de Ciências da Natureza (CN) e Matemática (MTM) na
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O estágio teve por fundamento os Três
Momentos Pedagógicos e a abordagem crítica da realidade, o que encontramos na proposição da Investigação Temática, baseadas em Angotti & Delizoicov e Paulo Freire respectivamente.
Estas perspectivas vieram ao encontro de uma prática pedagógica dialógica e problematizadora, comprometida com o desenvolvimento de uma racionalidade crítica dos sujeitos. Entendendo os limites da atividade de estágio, não restringimos as perspectivas de dialogicidade e problematização somente a experiências pontuais como esta, mas valorizamos o esforço de articulação de diversos profissionais e sujeitos, bem como o de estabelecimento de diálogo entre conhecimentos para uma atuação docente comprometida com os princípios da Educação do Campo.
Palavras-chave: Educação do Campo; Ciências da Natureza; Pedagogia da Alternância; formação docente investigativa e reflexiva.
Este artigo objetiva socializar as experiências vivenciadas durante o estágio de Ensino
Médio (EM) nas escolas do campo, enquanto espaço de reflexão sobre as práticas formativas que vêm sendo realizadas, no âmbito da Licenciatura em Educação do Campo (EDUCAMPO)
/formação na Área de Ciências da Natureza (CN) e Matemática (MTM) na Universidade
Federal de Santa Catarina (UFSC). A sistematização reflexiva sobre tais