Primeira delegada mulher de Joinville se aposenta nesta sexta
451 palavras
2 páginas
Primeira delegada mulher de Joinville se aposenta nesta sexta-feiraMarilisa Boehm, na Delegacia de Proteção à Mulher, à Criança, ao Adolescente e ao Idoso pretende pretende ajudar a criar a Coordenadoria da Mulher
Comentar0
Corrigir
Imprimir
Diminuir fonteAumentar fonte
Marilisa Boehm atuou durante 25 anos na Delegacia de Proteção à Mulher de JoinvilleFoto: Rodrigo Philipps / Agencia RBS
Schirlei Alves schirlei.alves@an.com.br Esta sexta-feira é o último dia de trabalho da delegada Marilisa Boehm, na Delegacia de Proteção à Mulher, à Criança, ao Adolescente e ao Idoso de Joinville. Aos 49 anos, 25 na carreira de delegada na Polícia Civil, ela está se aposentando. Mas se engana quem pensa que ela encerra a luta pelo direito da mulher aqui. Depois das férias, pretende ajudar a criar a Coordenadoria da Mulher. O projeto deve oferecer apoio jurídico e terapêutico a mulheres vítimas de violência e às suas famílias.
Marilisa sempre lutou pela causa. Participou ativamente da criação da Delegacia da Mulher, em 1991, mesmo ano em que começou a atuar como delegada. Formada em direito aos 21, enxergou a necessidade de criar a especialidade para atender às mulheres na cidade onde nasceu.
Assim como lutou para conquistar uma posição que até então era ocupada apenas por homens, Marilisa brigou por estrutura e equipe especializada.
— Nossa delegacia trabalha com o emocional. Quando a mulher vem fazer um BO, ela fica em dúvida porque se trata do pai dos filhos dela e do homem que foi o grande amor da vida dela.
Após 25 anos de trabalho em Joinville, quatro como delegada regional, Marilisa avalia que a mulher tem conquistado o seu espaço na sociedade. A mulher está mais determinada, não tem tanto medo de denunciar, e o agressor sabe que pode ser preso.
Delegada quer sucessora mulher
Marilisa encerra a carreira com a sensação de dever cumprido e espera que o seu lugar seja sucedido por uma mulher, pois entende que as vítimas sentem-se mais confortáveis ao relatar a