p2p
P2P significa Peer to Peer ou em português par a par. P2P cria uma rede virtual entre os computadores interligados à rede, onde cada comuptador conectado realiza a função de cliente servidor ao mesmo tempo. Com isso não há um único servidor que centralize e detenha todos os arquivos e que precise se encarregra de enviar tofos os pedidos ao mesmo tempo. O P2P faz com que uma pessoa possa baixar um arquivo de outra pessoa, sem que este arquivo esteja em um servidor. Com a existencia de programas assim, podemos baixar uma música em partes um pouco de cada pessoa que a possui. Após de já ter baixado algum destes arquivos o usuário também passa a ser um servidor e compartilhar arquivos.
À esquerda uma conexão convencional, à direita, uma conexão P2P
Napster
Foi criado pelo estudante Shawn Fanning de 19 anos da Universidade Northeastern em Boston, a partir de reclamações do seu colega de quarto que não conseguia baixar os arquivos MP3, por causa dos links quebrados. Foi onde ele teve a ideia de acessar os discos rígidos das pessoas para pegar estes arquivos. Cada computador integrande da rede deve ter o Napster instalado, quando este for acionado o programa verifica a coneção com a Internet, se houver o computador se conecta com o servidor central do Napster. O servidor armazena as informações dos diretórios de todos os computadores clientes conectados e verifica se existe o arquivo que foi requerido pelo usuário.
Caso o servidor encontrar um arquivo que corresponda ao que foi solicitado, envia para o usuário envia todos ao arquivos encontrados com o endereço de IP, nome de usuário, tamanho do arquivo, tempo de ping e taxa de transferência de cada um. Com esta lista o usuário escolhe o arquivo que deseja baixar e estabelece uma comunicação direta com o local aonde o arquivo se encontra e o arquivo é transmitido.
Gnutella
Foi inventada por Justin Frankel e Tom Pepper na Nullsoft, o programa foi disponibilizado para a download no site da empresa, mas, ficou