sistema P2P
BACHARELADO EM SISTEMA DE INFORMAÇÃO
MARCOS DIAS DE SOUZA
SISTEMA P2P
Boa vista – RR
2013
Sistema P2P
1. Introdução
Quando Internet surgiu na década de 1960 ela era peer-to-peer. Todos os computadores a ela ligados eram tanto servidor e como clientes. Sua organização foi mudando, tomando a forma como a conhecemos hoje, com o formato cliente/servidor. Atualmente, o compartilhamento de arquivos pelas redes p2p responde por mais tráfego na Internet do que qualquer outra aplicação, incluindo a Web. Com isso, podemos considerar as redes p2p como as mais importantes na Internet. Quase que historicamente surgiram dois tipos de sistemas P2P: um centralizado e outro descentralizado.
Em ambos, os arquivos a serem compartilhados estarão nos nós - nos clientes - e não no servidor. No sistema centralizado, entretanto, a figura do servidor ainda está presente, pois é através dele que você se autentica na rede e obtém informações sobre os outros usuários conectados de forma que você possa se conectar a eles para baixar arquivos.
Nas redes descentralizadas, não existe a figura do servidor como ponto essencial para o funcionamento da rede, todo o sistema funciona entre os nós que trocam informações entre si interligando-se em uma rede de usuários.
2. O que um sistema P2P
É um tipo de rede de computadores onde cada estação possui capacidades e responsabilidades equivalentes. Isto diferente da arquitetura cliente/servidor, no qual alguns computadores são dedicadosa servirem dados a outros.
A arquitetura cliente/servidor tem funcionalidade de forma mais centralizada e é clara a participação de um servidor central no ato de compartilhamento de arquivos. Nessa arquitetura, quando um usuário (cliente) pretende encontrar um determinado arquivo, ele envia o nome deste arquivo para o servidor central, onde há um banco de dados com todos os demais usuários (clientes) do software e com o registro de quais arquivos