oxiredução
Note que como o Al transferiu elétrons, isso significa que ele causou a redução dos cátions H+(aq); por isso ele é chamado de agente redutor. Já o cátion H+(aq) retirou os elétrons do alumínio, causando oxidação desse metal; portanto ele atua como um agente oxidante. No cotidiano existem muitos exemplos da atuação de agentes oxidantes e de agentes redutores. Veja alguns deles e, lembre-se, porém, de que em todos os casos a redução ocorre simultaneamente à oxidação; portanto, se há um agente redutor, também existe um agente oxidante.
O numero de oxidação (Nox) de um elemento é a carga elétrica real que ele adquire quando faz uma ligação iônica ou o caráter parcial (δ) que ele adquire quando faz uma ligação predominantemente covalente. O Número de Oxidação (Nox) ajuda-nos a identificar como os elétrons estão distribuídos em uma reação de oxidorredução, ou seja, em uma reação em que há transferência de elétrons de uma espécie química para outra.
*Composto iônico → O Número de Oxidação (Nox) corresponde à quantidade de elétrons que foram perdidos ou ganhados por meio das ligações feitas.
*Composto Molecular → O Número de Oxidação (Nox) refere-se à quantidade de elétrons que o elemento ganharia ou perderia se a ligação fosse rompida. Como o Número de Oxidação varia de um elemento para o outro e também esse próprio elemento pode ter seu Nox mudado, dependendo do composto que ele está formando e da ligação que ele está fazendo.
Estados de oxidação e tipos de ligação. Os elementos Boro e Alumínio apresentam configurações eletrônica terminada em ns2 np1, ou seja, com três elétrons na última camada eletrônica e, eles geralmente utilizam esses elétrons para fazer três ligações , levando a um estado de oxidação +3. três fatos