Oxiometria

2920 palavras 12 páginas
OXIMETRIA DE PULSO NA AVALIAÇÃO DO TRANSPORTE DE OXIGÊNIO EM PACIENTES CRÍTICOS.

Wilma Aparecida Nunes*
Renato Giuseppe Giovanni Terzi**
INTRODUÇÃO

A Unidade de Terapia Intensiva reúne uma população com doenças agudas reversíveis que teria pouca possibilidade de sobrevivência em outros setores do hospital. Nessas condições, o que se busca em primeira instância é garantir níveis adequados de oxigênio no sangue arterial para evitar a hipóxia tecidual (EDWARDS, 1991).

A avaliação de transporte de oxigênio é possível pela mensuração de algumas variáveis e pelo cálculo de outras. Por tanto são instituídos procedimentos invasivos, que se por um lado são úteis, pois permitem avaliar o consumo e suprimento de oxigênio, por outro exigem manipulação invasiva, que aumenta o risco de agravamento do estado geral do paciente (TULLI et al., 1990).

O oxímetro de pulso permite uma monitorização contínua e não invasiva da saturação parcial de oxigênio (psO2), que expressa a relação entre oxiemoglobina (cO2Hb) e a soma das concentrações de oxi e deoxiemoglobina (cHb). O termo parcial é utilizado porque somente uma porção do total de hemoglobina é considerada.

A saturação parcial de oxigênio é expressa pela seguinte equação:

cO2Hb psO2 = (cO2Hb + cHb)

cO2Hb = concentração de oxiemoglobina cHb = concentração de deoxiemoglobina

Dispor de método não invasivo capaz de estimara oxigenação do sangue é uma perspectiva atraente para profissionais da terapia intensiva, sendo assim o presente.
Estudo teve por objetivo:

1.Verificar a confiabilidade de medidas da saturação arterial de oxigênio em pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva e submetidos a assistência respiratória mecânica, utilizando a oximetria de pulso.

2. Avaliar o desempenho de dois oxímetros de pulso, de diferentes fabricantes e estabelecer o grau de exatidão e precisão tendo como padrão a hemo-oximetria.

METODOLOGIA

O estudo foi realizado no Núcleo de Assistência Médica

Relacionados

  • Oxiometria
    2359 palavras | 10 páginas