ovulo
A Era Cenozóica é a era posterior à Mesozóica que se iniciou há cerca de 60 ou 65 milhões de anos. Esta Era marca principalmente o aparecimento dos mamíferos e dos primeiros Hominídeos sobre a Terra e o aperfeiçoamento das espécies que já aqui habitavam no nosso Planeta.
Era Cenozóica
A Era Cenozóica é a mais recente e a menor das três Eras da história da vida, iniciou-se à 65 milhões de anos e permanece até aos dias de hoje. Dividida em dois períodos distintos, o Período Terciário e o Período Quaternário, tinha como principal característica o aparecimento de novas espécies depois da grande catástrofe (meteoro) que se abateu sobre a Terra no final da Era Mesozóica (responsável pela extinção dos dinossauros).
Foi também na Era Cenozóica que ocorreu a divisão das massas continentais e a divisão da Pangeia e a formação dos actuais oceanos (Atlântico, Pacífico, Índico e Árctico).
Alguns dos seres sobreviveram ao período de escassez de comida que se estendeu até ao início da Era Cenozóica, e foram evoluindo ao longo do tempo até ficarem como os que conhecemos hoje. A espécie principal a evoluir foi a dos mamíferos. Tanto é, que a Era Cenozóica é muitas vezes chamada de “Era dos Mamíferos”. Mas, a diversidade biológica deste período e a rápida evolução das espécies tornam injusta tal denominação
Terciário
O período terciário é o primeiro dos dois em que se divide a era cenozóica ou atual.
Durante o terciário, ocorreu um progressivo esfriamento climático (muito intenso nos mares), alternado com fases de aumento sensível da temperatura nos continentes. Caracterizou-se ainda pela intensidade dos fenômenos geológicos, sobretudo orogênicos, vulcânicos e ligados à elevação e rebaixamento das placas continentais.
Cinco grandes épocas formam o período terciário. No paleoceno, a partir de aproximadamente 66,4 milhões de anos, iniciaram-se as quedas de temperatura em escala