ovos de cada tipo de animais
Isabella Alves ramos nº14
Laila nº17
7ºB
Ovos de animais
Ribeirão Pires
2014
Ovos das cobras
Próximo do nascimento é possível ouvir a voz dos filhotes, ainda dentro dos ovos, chamando a mãe.
Ela então desmancha o ninho usando as patas e o focinho. Caso algum filhote tenha dificuldade ao nascer, a mãe o ajuda mordendo cuidadosamente os ovos e posteriormente ela carrega cada um na boca até a água.
Antigamente se pensava que o jacaré comia os ovos, pois se via os ovos na boca da fêmea. Na verdade ela só está ajudando os filhotes a quebrarem os ovos e nascerem.
O macho cuida dos recém-nascidos que já estão na água e ambos os pais permanecem próximos aos filhotes, por um tempo.
Apesar dessa proteção, os filhotes precisam se alimentar sozinhos.
Eles comem insetos e invertebrados.
Os adultos se alimentam de peixes, aves e pequenos mamíferos.
Ovo de ema
O período reprodutivo inicia em outubro. O macho reúne um harém de três a seis fêmeas; estas, por sua vez, também mantêm relações com outros machos, havendo, portanto, poliginia e poliandria na espécie.
O macho constrói o ninho em uma depressão no solo, forrando-o com capim. Cada fêmea é capaz de pôr de 10 até 30 ovos. A incubação começa entre cinco e oito dias após as fêmeas terem iniciado a postura e pode durar de 27 a 41 dias. Os ovos eclodem todos no mesmo dia, são brancos, geralmente elípticos, e pesam, em média, 600 gramas. Os que não eclodem são colocados para fora do ninho ou devorados. O macho, responsável por chocá-los, altera frequentemente a posição do ovo, girando uma volta completa (360º) a cada 24 horas. Os filhotes ficam a cuidado do pai e atingem a maturidade sexual em dois anos.
Ovo do pinguim
Há espécies de pinguins cujos pares reprodutores acasalam para toda a vida enquanto que outros fazem-no apenas durante uma época de reprodução. Normalmente, os progenitores cooperam nos cuidados com os ovos e com os juvenis. A