Overdose
A Erythroxylon coca é uma planta que possui uma substância alcaloide que constitui cerca de 10% desta parte da planta, chamada benzoilmetilecgonina, que é capaz de provocar sérios problemas de saúde e também sociais , mais conhecida como cocaína . A cocaína provoca euforia, bem estar, sociabilidade , e de forma intensa, uma pessoa que se permite utilizar esta substância tende a querer usar novamente, até se tornar um dependente da droga .
Como a cocaína tende a perder sua eficácia ao longo do tempo de uso, o usuário tende a utilizar progressivamente doses mais altas buscando obter, de forma incessante e cada vez mais inconsequente, os mesmos efeitos agradáveis que conseguia no início de seu uso. Dosagens muito frequentes e excessivas provocam sérios problemas ao usuário , podendo leva-lo a morte por overdose . A overdose ocorre pelo fato do organismo não conseguir metabolizar a droga , quando ela é consumida em quantidade e velocidade superior à possibilidade de metabolização , com isso a droga se acumula no organismo podendo provocar depressão do sistema nervoso central, com consequente parada respiratória e/ou cardíaca. No caso da overdose por cocaína , a dose que pode ser fatal varia de uma pessoa para outra e esta entre 0,2 a 1,5 gramas de cocaína pura.
No ramo artístico existem alguns casos de celebridades que morreram de overdose por cocaína , como no caso da cantora Elis Regina , do ator River Phoenix , do comediante John Belushi e mais recentemente a morte do cantor Chorão da banda Charlie Brown Jr. De acordo com a reportagem do site da Uol , o laudo necroscópico afirmou que foram encontradas 4,714 microgramas da substância por mililitro de sangue no corpo de Chorão , quantidade que equivale a aproximadamente 5 gramas de cocaína , essa quantidade da substancia encontrada no corpo do cantor, é bastante elevada até para uma pessoa normal que estivesse usando essa droga , já que estudos dizem que 3,9 microgramas