Energia Eólica
Anderson Jorge Ferreira Bastos, Manoel Souza, Marcos Jervis, Nayara, Paulo Henrique, Pollyane Sampaio, Rafael, Willian Dutra Emerique, Willian Gomes - Alunos do curso de Engenharia Civil da Faculdade Univértix. anderson.ferbt.vip@hotmail.com RESUMO
O objetivo deste trabalho é demonstrar as vantagens no aproveitamento da energia eólica, uma fonte de energia sustentável e renovável e que, portanto, não gera impacto ao meio ambiente. Buscou demonstrar as formas de produção de energia a partir da utilização do vento, a qual pode produzir energia elétrica, é o caso dos aero geradores; energia mecânica, é o caso dos moinhos de vento; e até mesmo energia cinética, é o caso das embarcações movidas a velas. Buscou suporte na ideia de um meio ambiente sustentável e equilibrado no sentido de propiciar a redução da dependência de fontes energéticas externas e combate ao efeito estufa.
PALAVRAS-CHAVE: Energia Eólica; Energia Renovável; Vento; Turbina Eólica;
1. INTRODUÇÃO
Energia eólica é a transformação da energia do vento em energia útil, tal como na utilização de aero geradores para produzir eletricidade, moinhos de vento para produzir energia mecânica ou velas para impulsionar veleiros. A energia eólica, enquanto alternativa aos combustíveis fósseis, é renovável, está permanentemente disponível, pode ser produzida em qualquer região, é limpa, não produz gases de efeito estufa durante a produção e requer menos terreno.
O sistema de geração de energia elétrica pode ser on-grid (interligado à rede) ou off-grid (isolado da rede). No sistema on-grid a geração de energia é interligada à rede elétrica do Sistema Interligado Nacional (SIN) o qual é mais utilizado comercialmente. Já no sistema off-grid a geração é isolada da rede convencional trabalhando de forma autônoma, aplicado em regiões rurais ou marítimas afastadas em que não é viável traspor linhas de transmissão.
A velocidade mínima do vento exigida para o funcionamento das turbinas eólicas