Overclock
O que é ?
Overclock é uma técnica que visa forçar um componente de um computador a exercer uma frequência, dada em hertz, maior que a especificada pelo fabricante. As razões para se fazer um overclock podem variar, porém, geralmente o processo é feito para se obter maior desempenho de sua máquina, mas, executar esta técnica pode causar superaquecimentos, instabilidade do sistema ou até mesmo danificar o hardware do computador.
A velocidade padrão de um componente está assegurada pela tensão, dada em volts, a que ele está definido para trabalhar. Existe uma margem ascendente de frequência que o componente tolera com essa mesma tensão até chegar a uma frequência onde é perdida a estabilidade, sendo necessário compensá-la com o incremento de tensão, aumentando consequentemente a temperatura. A técnica de overclock pode ser aplicada basicamente em quatro componentes do computador, sendo eles:
-Placa-mãe
-Processador
-Memória RAM
-Placa de vídeo
A técnica do overclock é muito usada por pessoas que utilizam o computador para jogos, entusiastas e também por aqueles que utilizam algum software que requeira determinado desempenho da máquina, por exemplo, softwares de edição de vídeos ou de edições de figuras em 3D. Caso o usuário use o computador para fins rotineiros, como por exemplo, navegar em websites, ver vídeos, ouvir música ou fazer coisas pessoais, não existe a necessidade de se utilizar do overclock e não é recomendado também, pois pode resultar em uma vida útil reduzida de forma desnecessária.
Processadores
A frequência de operação dos processadores é determinada por dois fatores: A velocidade de operação da placa mãe, também conhecida como velocidade do barramento ou Bus, que nos micros modernos pode ser de 60,
66, 100 ou 133 MHz, dependendo do processador e placa mãe utilizados. Em muitos modelos de placas mãe, além das frequências oficiais, utilizadas normalmente, temos também a possibilidade de utilizar frequências alternativas, como 75, 83,