Overclock
O QUE É OVERCLOCK?
Overclocking é o nome que se dá ao processo de forçar um componente de um computador a rodar numa frequência mais alta do que a especificada pelo fabricante. Apesar de haver diferentes razões pelas quais o Overclocking é realizado, a mais comum é para aumentar o desempenho do hardware. O Overclocking pode resultar em superaquecimento do processador, instabilidade no sistema e às vezes pode danificar o hardware, se realizado de maneira imprópria.
São muito conhecidos por serem praticados em processadores, para obter maior desempenho em diversas aplicações, geralmente aumenta-se o clock do CPU alterando o seu FSB (Front Side Bus) juntamente com seu fator de multiplicação. Esses dois valores é que são responsáveis pelo valor final de processamento.
O Overclocking pode ser efetuado através de software, por uso de um programa sobre um sistema operacional, BIOS ou via mudança física no hardware (solda ou jumper).
O Overclocking pode ter certas consequências, das quais se destacam a diminuição da vida útil do hardware e o aumento de temperatura do dispositivo. Podendo até provocar a fusão dos componentes do computador.
Esse aumento da temperatura é solucionado com um arrefecimento do hardware. Pela instalação de ventoinhas maiores ou com maior airflow, ou então o uso do watercooling.
Conseguindo um melhor arrefecimento dos componentes, consegue-se assim explorar todo o seu potencial com um menor risco de dano.
O OVERCLOCKING PODE SER APLICADO BASICAMENTE A QUATRO COMPONENTES DE HARDWARE:
- Processador;
- Placa - Mãe;
- Memoria;
- Placa de vídeo.
VANTAGEM:
Maior desempenho em jogos, codificação, edição de vídeos e um adicional ganho em velocidade nas tarefas, sem nenhuma despesa adicional. No entanto, aumentará o gasto de energia. Particularmente, para entusiastas que regularmente atualizam seus hardwares, Overclocking pode aumentar o tempo que um upgrade é necessário.
DESVANTAGEM:
- Muitas das desvantagens de