Overclock
O overclock é a ação de aumentar a capacidade de processamento do computador acima do especificado de fabrica. Quando o "rápido" não é suficiente, alguns tentam encontrar novas maneiras de fazer com que seu hardware atinja o máximo possível. O foco principal dos usuários que fazem overclock em seus PCs é no processador, na memória, no chipset da placa-mãe e na placa de vídeo.
Assim o Overclocking tornou-se uma prática comum entre muitos usuários do mundo da informática.
O mercado de componentes para computador é bastante agitado, e o avanço tecnológico, cada vez maior, garante que a cada ano dezenas de novas opções surgem, vencendo os limites de desempenho vigentes. Porém, esse suposto limite não é tão forte quanto parece, e pode ser superado. Para quebrar estas fronteira existe a técnica do overclock.
O que é Clock?
O clock é responsável pela sincronização das atividades realizadas em um computador. Ele é medido através do Hertz (Hz), que é a quantidade de ciclos de clock por segundo. Por exemplo, um processador que possui 180mhz significa que em 1 segundo ele realiza 180 milhões de ciclos.
É obvio que o clock tem influência no desempenho do computador, mas, ele não é o único responsável, os outros periféricos também têm forte influência.
Se compararmos dois processadores que possuem taxas de clock semelhantes, o de maior desempenho será o que executa uma instrução utilizando menos ciclos de clock. Por outro lado, comparando dois processadores idênticos, o que possuir maior taxa de clock será o mais rápido. Após a criação do recurso de multiplicação de clock, os processadores passaram a ter um clock interno e outro externo.
Clock interno: Tem a maior taxa. É a frequência com que o processador realiza suas funções.
Clock externo: É a velocidade da transmissão de dados através do barramento de dados do processador para a memória.
Definições dos Componentes
O