OUUQ
569 palavras
3 páginas
O rap surgiu nos bairros pobres de Nova York, como o Bronx, de população negra e latina na década de 1960, no Brasil só ficou conhecido a partir dos anos 1980 conforme você pode ler no texto sobre a história do rap:História do RAP e Hip hop
Criado nos Estados Unidos, o rap – uma abreviação para rhythm and poetry (ritmo e poesia) – é um gênero musical nascido entre negros e caracterizado pelo ritmo acelerado e pela melodia bastante singular.
As longas letras são quase recitadas e tratam, em geral, de questões cotidianas da comunidade negra, servindo-se muitas vezes das gírias correntes nos guetos das grandes cidades. Chegou ao Brasil na década de 80, mas somente na década seguinte ganhou espaço na indústria fonográfica.
Diz-se que o Rap surgiu na Jamaica mais ou menos na década de 60, quando surgiram os “Sound Systems”, que eram colocados nas ruas dos guetos jamaicanos para animar bailes. Esses bailes serviam de fundo para o discurso dos “toasters”, autênticos mestres de cerimônia que comentavam, nas suas intervenções, assuntos como a violência das favelas de Kingston e a situação política da Ilha, sem deixar de falar, é claro, de temas mais prosaicos, como sexo e drogas.
No início da década de 70, muitos jovens jamaicanos foram obrigados a emigrar para os EUA, devido a uma crise econômica e social que se abateu sobre a ilha. E um em especial, o DJ jamaicano Kool Herc, introduziu em Nova Iorque a tradição dos “Sound Systems” e do canto falado, que se sofisticou com a invenção do scratch, um discípulo de Herc.
O primeiro disco de Rap que se tem notícia foi registrado em vinil e dirigido ao grande mercado (as gravações anteriores eram piratas) por volta de 1978, contendo a célebre “King Tim III” da banda Fatback.
O Rap, a princípio chamado de “tagarela”, ascende e os breakers formam grupos de Rap. Em 1988 foi lançado o primeiro registro fonográfico de Rap Nacional, a coletânea “Hip-Hop Cultura de Rua”, pela gravadora Eldorado. Desta coletânea participaram