Outros
Este presente trabalho é sobre Pesquisa em Serviço Social. São objetivos deste trabalho a produção de um Projeto de pesquisa que tem objetivo expresso de obter conhecimento específico e estruturado sobre um assunto preciso.
Este estudo se propõe a analisar as políticas públicas e a ação do Serviço Social no combate à violência contra a criança e ao adolescente, além de demonstrar as consequências que tal abuso traz à sociedade. Tal análise se manifesta por meio de um estudo da evolução do Estado e de como ele se manifestou acerca do problema. Questiona-se ainda se suas iniciativas são eficazes e buscou-se também compreender como o Serviço Social se insere na rede de atendimento neste campo de atuação.
O trabalho está organizado em partes, Justificativa, Objetivos, Fundamentação Teórica, Metodologia e o cronograma.
Tema:
As iniciativas do Estado frente à violência infanto-juvenil e a intervenção do Assistente Social.
Problema:
Como se configura a atuação do Estado e do Serviço Social no combate à violência infanto-juvenil?
Justificativa:
A presente pesquisa se propõe a trazer estatísticas sobre a violência contra a criança e ao adolescente no Brasil, delineando um quadro demonstrativo com as características e peculiaridades de tal questão.
Este projeto está sendo desenvolvido porque o assunto exposto é algo que nos inquieta. Portanto, tentar conhecer mais sobre o tema é uma importante ferramenta para tornar os profissionais mais conscientes de suas ações, podendo, assim, contribuir com mais eficiência para a transformação da realidade exposta no projeto. Ademais, este estudo tem grande relevância, pois, além de enriquecer a nossa formação e ampliar os conhecimentos sobre o tema, poderá gerar meios para prevenir e lidar com a violência infanto-juvenil.
Objetivos:
Objetivo geral
Compreender as iniciativas do Estado e do Serviço Social que visam à minimização da violência contra a criança e o adolescente.
Objetivos