Outros conflitos tnico
Outros conflitos também atingem o continente europeu, dentre eles se destacam as questões basca e irlandesa, os quais que ocorrem há décadas que foram responsáveis pela morte de milhares de pessoas.
A questão basca Os bascos habitam a região norte da Espanha e sul da França há mais de 5 mil anos. São cerca de 2,5 milhões de pessoas que possuem identidade, idioma e cultura própria. Na França, a convivência é pacífica. Porém, na Espanha, durante a ditadura de Francisco Franco, os bascos foram proibidos de manifestar seus costumes. A repressão de Franco forjou um forte movimento nacionalista e a formação de grupos de resistência política. Terminado o período de ditadura franquista, os bascos reconquistaram relativa autonomia, consolidada pela criação da Região Autônoma d o País Basco com um sistema de impostos e Parlamento próprios. A organização terrorista Euskadi Ta Azkatasuna (ETA) que significa ‘’ Pátria Basca e Liberdade’’ criada durante a ditadura de Franco, realiza atentados desde o final dos anos 1960 com o objetivo de pressionar o governo espanhol a reconhecer a independência total do País Basco. Hoje a maioria basca não apoia o terrorismo por causa de sua autonomia conquistada e pelo elevado desenvolvimento econômico que garante boa qualidade de vida á população dessa região do país.
Sudão O Sudão tem variedades étnicas e religiosas:
Centro-norte – população muçulmana que fala o idioma Árabe .
Noroeste- Região de Darfur, reúne muçulmanos e grupos de origem centro-africana.
Sul- maioria cristã, mas também há grupos que acreditam nos fenômenos da natureza de diversas etnias. O controle do Estado sudanês pela população muçulmana e o descaso dos demais grupos gerou muitos conflitos entre o governo, no centro-norte e as regiões de Darfur e do Sul. Na região de Darfur o conflito é travado por grupos étnicos diferentes e grupos muçulmanos. O Sul do Sudão é uma