Tema: Conflitos regionais e éticos em Boston
Introdução: Quando falamos de conflitos regionais ou éticos damos principalmente enfoque aos conflitos motivados por religião, nacionalismo, reivindicações territoriais e disputas econômicas e políticas, que são a principal fonte de instabilidade no mundo atual. Conflitos regionais podem cobrir uma área considerável de território e também de vários países, por isso, são chamados de “regionais” porque, em termos gerais, não constituem uma ameaça para o resto do mundo.
Justificativa: Escolhemos esse tema, pois consideramos que esse recente e bastante noticiado atentado em Boston é uma grande retratação da atual situação dos conflitos regionais e éticos em determinadas partes do mundo. São diversas as etnias entrando em conflito a todo instante. São tão numerosos que é quase impossível acompanhar os pequenos conflitos e o número de mortes decorrentes, e com esse atentado de grande repercussão podemos ter uma melhor analise das conseqüências causados pelo mesmo.
Problema: A base étnica de muitos conflitos está no uso das manifestações culturais como elemento para diferenciar as minorias e mantê-las segregadas, gerando uma espécie de preconceito cultural ou preconceito étnico: há preconceito contra religiões, contra línguas, hábitos alimentares, formas de vestimenta, etc. Como conflito ético-regional de Boston temos o recente atentado à Maratona de Boston, atentado ocorrido em 15 de abril de 2013, quando duas bombas foram detonadas aproximadamente às 14h 50 mim, pouco antes da linha de chegada da prova que se desenrolava. As explosões mataram três pessoas e feriram mais de 170. A maratona foi abruptamente interrompida. A polícia e os serviços de emergência desviaram os corredores restantes para longe da minha de chegada. A policia fechou a área de 15 quarteirões em torno do local das explosões. Unidades da guerra Nacional de Massachusetts prontamente começaram a prestar ajuda às autoridades locais.
Solução: Os