Teorias urbanas
Disciplina: Teorias Urbanas
Professor: Natália Achcar Monteiro Silva
Alunos: Aline Souza/Cristiane Soares/Diego Ribeiro/Jessica Flor/Júnia Andrade
Rennier Mascarenhas/Stephanie Bonfá
Turma: ARQUI2BN-ESB
DAD-TP1 Debate_PRÉ-URBANISTAS
Vida e obra de Robert Owen
Foi um industrial inglês nascido em Newtown, Montgomeryshire, País de Gales, que se tornou um dos mais importantes socialistas utópicos através da criação de várias comunidades industriais, e muito consciente do papel alienante da máquina, Owen é, no entanto um progressista militante. Mas antes de se tornar este grande socialista, Robert Owen viveu pessoalmente os problemas da cidade industrial. Desde criança com seus dez anos e idade, trabalhou em uma fábrica de algodão, e posteriormente aos dezenove, dirigiu uma fábrica de fiação onde contribuiu para a melhoria das técnicas de tecelagem.
Em 1798, Robert teve um casamento bem sucedido onde se tornou coproprietário da fábrica de New Lanark. A partir daí, ele viu a oportunidade de colocar em prática as reformas sociais, baseadas nos ideais utópicos, que foram inspiradas pela sua vivência com o proletariado industrial, pois na época em que ele trabalhou pode observar que as maiorias das pessoas viviam e trabalhavam em péssimas condições de higiene e moradia. Ele reduziu as jornadas de trabalho, melhorou as condições de morada e também a escolaridade obrigatória, graças a ele surgiam às primeiras escolas maternais da Inglaterra. Robert estava certo de que a educação era a base para o homem que quer dominar a maquina e também a revolução industrial.
A fábrica New Lanark, tornou-se um lugar de peregrinação para reformadores sociais. Essa experiência permitiu que Robert Owen desenvolve-se suas teorias, que foram escritas em obras, como por exemplo: “A New View of Society, or Essays on the Principle of the Formatiom of the Human Character” (1813).
Robert Owen estabeleceu um modelo onde o governo criaria vários núcleos