Outras T Cnicas De Plantio
Nesse trabalho irei falar um pouco sobre algumas das técnicas de plantio, por que existem várias além da inorgânica, orgânica e hidropônica. Algumas são utilizadas para evitar o grande uso de agrotóxicos, como na técnica de alelopatia.
Também há nesse trabalho as falas e slides que possivelmente serão utilizados no simpósio deste ano.
Outras técnicas de plantio
Agricultura itinerante: É uma técnica primitiva que consiste na queimada de um pedaço de mata ou floresta, como forma de preparar o terreno para cultivo de alimentos para subsistência.
Nessa técnica não é utilizado nenhum tipo de adubo e após o uso, a área de plantio é abandonada e outra é procurada.
É dotado historicamente nos ecossistemas de florestas tropicais. A área inicial abandonada, onde se estabeleceu vegetação secundária, após cerca de vinte anos, poderá ser novamente utilizada para o cultivo. Na Amazônia, os indígenas ainda praticam a agricultura migratória, plantando milho, mandioca e etc.
Plantio direto: O plantio direto é uma técnica que consiste em não arar e arrancar os restos da safra anterior, deixando-os lá para virarem adubo natural.
O Sistema Plantio Direto (SPD) tem contribuído para reduzir diversos problemas causados pela forma tradicional de manejo do solo. Prática mais sustentável, o SPD promove baixa emissão de carbono, além de valorizar e fixar o homem no campo. Sua virtude ambiental é viabilizar a qualidade do solo e da água.
O SPD preserva solo e água, recursos naturais que não podem ser vistos separadamente. O sistema é caracterizado pela manutenção, durante o ano todo, de plantas em desenvolvimento e de raízes vivas. As plantas promovem a cobertura permanente do solo, por meio de sua parte aérea (viva) ou de seus resíduos vegetais (cobertura morta ou palha).
Agricultura de jardinagem: Praticado principalmente no plantio de arroz, essa prática tem ocorrido há vários séculos na Ásia.
As áreas cultivadas são minifúndios e o trabalho é manual e