DVA ARTIGO
Título: Demonstração de Valor Adicionado uma forma de avaliar a distribuição de riquezas. O objetivo da contabilidade é retratar as relações da empresa com a sociedade, e uma das formas de comunicação da contabilização de contas da empresa com o, governo, sócios, etc, são as demonstrações contábeis como: Balanço Patrimonial, Balanço Social , Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido.
Balanço Social demonstra um conjunto de informações sobre os projetos, benefícios e ações sociais dirigidas aos stakeholders de uma determinada empresa, e serve também como instrumento estratégico para avaliar e multiplicar o exercício da responsabilidade social corporativa. A DVA (demonstração do valor adicionado) é uma peça muito importante importante na formação do Balanço Social.
Apesar de ser encontrada referencias anteriores na literatura, o desenvolvimento da DVA teve seu inicio na Europa pela urgência na introdução do imposto sobre valor agregado nos países europeus, e no Reino Unido atingiu uma grande popularidade no final dos anos 70.
No Brasil, o projeto de lei nº. 3.741/00, foi convertido na lei 11.638/07, criou a obrigação para as empresas de capital aberto de divulgarem novas demonstrações financeiras, dentre elas a DVA.
A demonstração do valor adicionado pode ser considerada um relatório contábil que mostra os benefícios que as empresas trazem a sociedade, como: absorção de mão-de-obra, maior desenvolvimento econômico trazido para a região entre outros. A DVA identifica toda a riqueza gerada pela empresa ao final de cada exercício, e como ela foi distribuída entre os stakeholders que seriam o governo, investidores, empregados, etc.
Segundo Santos (2001, p. 3)” DRE e DVA são demonstrações que se complementam, tratando, inclusive, dos mesmos itens, apenas com enfoques diferentes. A DRE, por exemplo, trata juros,