Claudios Curriculos
REFLEXÔES
O que entendemos por currículo?
Currículo é uma das partes mais importantes pra a organização escolar ele é um norteador das práticas pedagógicas, deve ser pensado e refletido. Ele envolve várias questões no âmbito escolar, e a organização do mesmo deve ser de maneira interdisciplinar, levando em consideração a pluralidade dos educandos.
A compreensão que temos sobre o processo de ensino-aprendizagem, “afeta” nossa prática curricular?
Já que no processo de ensino-aprendizagem o educando aprende com educador e vice versa é necessário pra que aconteça esse processo o reconhecimento um do outro em toda complexidade e esferas biológica, sociais, culturais, afetivas, linguística entre outras. Através disso vemos o quanto o processo de ensino-aprendizagem afeta currículo, pois promove um diálogo entre os conteúdos do currículo e os conteúdos únicos tanto do professor quanto do estudante.
E nossa compreensão sobre a função do conhecimento escolar “afeta” nossas práticas de ensino-aprendizagem?
Levando em consideração duas vertentes que por um lado a escola é uma difusora dos valores ideológicos da classe dominante, por outro, também tem como atribuição a transmissão de conhecimentos. Numa sociedade dividida em classes, a escola, enquanto destinada aos interesses das classes dominantes, deixa de existir para as demais classes. Somente as classes possuidoras têm o direito a esta instituição especial que denominam escola, e que somente há pouco tempo, no início da Revolução Industrial, começou a se converter em perspectiva, numa coisa para toda a sociedade. A escola tem, portanto, uma orientação ideológica. Por isso, a questão do conteúdo escolar é importantíssima. A questão da metodologia; a questão da sua orientação em relação às correntes pedagógicas... Se estes são conservadores, vão reforçar, naturalmente, as discriminações sociais, sexuais e raciais, a divisão entre o trabalho intelectual e o braçal, a